top of page

Semana de Saúde da Mulher: Saiba os 5 tipos de câncer que mais afetam a população feminina


Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres (Foto: Pexels/Thirdman)


O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) divulgou uma estimativa dos casos de câncer para o ano de 2022 e o resultado mostrou que o câncer de mama é o mais incidente na população feminina no Brasil, representando 29,7% dela.


Afetando quase um terço das mulheres, o câncer de mama é muito temido pelas brasileiras, mas há outra neoplasia com incidência alta e bem próxima da mamária: é o câncer de pele, que acomete 29,5% das mulheres. Além desses dois, os outros tipos de câncer que mais afetam a população feminina são de cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,5%) e pulmão (5,6%).


Em sexto lugar está o câncer de tireoide, que tem uma incidência muito próxima do câncer de pulmão. A diferença é de apenas 0,2% dos casos (5,4%). Ainda de acordo com os dados do INCA, só em 2020 foram registrados 11.950 casos novos da doença, já o câncer de mama aumentou em 66.280 novos casos.


Essa é uma doença rara em mulheres jovens e sua incidência começa a ser mais expressiva a partir dos 40 anos. A maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos e o estado brasileiro com a maior incidência de pacientes é Santa Catarina (SC). Segundo estimativas do Instituto, o número de mulheres com câncer de mama em Santa Catarina será de 75,24 casos para cada 100 mil habitantes até o fim de 2022.


Nesta semana será comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, no dia 28 de maio. A data é um lembrete para que a população feminina não descuide da sua saúde e aos serviços de atendimento para oferecem assistência de qualidade às mulheres.


Por Camille Dornelles

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page